26/06/2008

QUER SER UM TALENTO?

Por Fabricio Medeiros

Olha gente, após ler detalhadamente a revista Você S/A do mês de Junho/08 fiquei impressionado com o número de habilidades que um profissional precisa ter para se tornar um verdadeiro “talento” e ser cobiçado pelas empresas no mercado brasileiro e internacional.


Fazendo uma síntese das qualidades exigidas pelos presidentes das empresas, apresento a seguinte lista:

• Foco em resultados: talento que se preze não justifica resultados ruins, simplesmente supera os desafios propostos, trabalhando com bastante energia e ética.
• Foco Global: o olhar desse profissional deve ser no futuro e crescimento da empresas, deve preparar os alicerces para novos mercados, desbravar terrenos para novos negócios, estando preparado para estar em qualquer lugar do mundo, servindo a empresa e disseminando sua cultura.
• Inovação e Criatividade: o talento tem que ser um provocador de mudanças, ele busca sempre a inovação e resolve com criatividade os obstáculos do dia a dia, esse profissional não fica parado e sempre corre em direção ao novo, obstinado por aumentar receita e diminuir custos.
• Espírito colaborativo: para resumir, é tudo aquilo que a IZIANE do basquete da seleção feminina não é. Faltou a ela o espírito de colaborar com o conjunto, não só com as jogadoras, mas com todos os envolvidos, preparador físico, técnico, jogadoras, torcida, patrocinadores e etc. Talento nunca ganha só. O respeito e reciprocidade da equipe são fundamentais para que o talento apareça de verdade.
• Liderar e desenvolver pessoas: chega de chefe ditador e tirano. Quem você prefere para presidente da Venezuela, Hugo Chaves ou Bernardinho? É bem por aí.

Por último, é preciso continuar estudando e se desenvolvimento profissionalmente. O profissional deve estar pronto para trabalhar em empresas que tenham o perfil de acordo com suas características. Não adianta ser um talento que gosta de inovar se você continuar trabalhando em uma empresa familiar fechada. O Brasil é um país de excelentes profissionais, o mundo já sabe disso e a cada dia que passa, estão importando mais os nossos talentos.

Sucesso e até outro dia.

Nenhum comentário: