02/10/2009

Líderes 4.0



Líderes 4.0


Quem sou eu para discordar de forma tão contundente com alguém que tem um Doutorado e um mestrado? Pois então, falar de liderança talvez seja algo perturbador, haja vista que mexemos com coisas humanas. Com essa onda de ecologicamente correto e o maior patrimônio da empresa são as pessoas, fica difícil pleitear qualquer corrente diferente do discurso politicamente correto que nossa querida professora verbalizou ao longo da semana, pois bem, plagiando Jack O Extirpador, gostaria de dividir em partes esse pequeno epílogo retumbante.

A professora conseguiu excelentes notas na avaliação da turma, grande parte por sua imensa simpatia e a maneira romântica como ministrou as aulas, ceder o material com tanta democracia foi algo realmente louvável. Quanto ao conteúdo, achei um pouco simplista e digamos, não impactou tanto as pessoas como era de se esperar de matéria tão entusiasta, faltou discorrer mais sobre as técnicas de liderança, bem como perdemos a oportunidade para executar dinâmicas reais, tais como: como demitir pessoas? Como dar feedback? Como medir desempenho? Como contratar? Dentre outros.

Gente, liderança têm fórmula mágica sim, sabe qual é? A teoria das “cenouras”: uma na frente para o funcionário se estimular com o prêmio e outra atrás para que ele não se esqueça que a empresa precisa lucrar. Ok, vão filosofar... e o Google? Amigão, se no seu oficce tiver lagarto, boneca inflável e um par de havaianas tudo bem, mas se seu quadrinho de metas estiver vermelho, YOU FIRED, ninguém é bonzinho por ser bonzinho, “para os bons, tudo, para os maus nada”, já dizia meu amigo Maurício. A liderança do James Hunter é mágica, tão mágica que virou até livro, contudo um dos líderes mais questionados por seus métodos foi um Senhor chamado Winston Churchill, se esse cidadão não tivesse entrado na segunda guerra mundial, provavelmente Marcão, FRED e Deimys não seriam nossos colegas de sala, ou vocês esqueceram o que o Hitler faria com eles?


O ser humano é acomodado e sempre quer mais, é por isso que eu adoro LÍDERES-CHEFES. Esses caras amam a equipe, porém tomam decisões que as vezes causam terror, imagine você um líder que trabalha em um setor administrativo e após investigar o computador dos funcionários descobre que eles gastam mais horas no MSN e no ORKUT do que realmente produzindo para empresa? Imagine emprestar o carro da empresa para um ótimo funcionário e após algumas semanas você descobre que ele bateu em um ônibus escolar em plena sexta-feira a tarde e completamente bêbado? O líder deveria dar porrada ou feedback? O líder deve utilizar inteligência emocional ou deve deixar que o outro tome banho e se enrole com a sua toalha?

Tirando meu lado ateu, Jesus foi um líder? Sim, mas quando entrou na sinagoga e viu
o comércio tomando conta daquele lugar, baixou o cacete na galera, puta CHEFÃO. Já fui liderado por pessoas fantásticas e por líderes ridículos, absorvi as características daqueles que mais entregaram resultados e nem por isso foram déspotas, dessa experiência deixo aqui meu simples conselho: motive o funcionário, conheça-o bem, sua família, seus sonhos e saiba que com dinheiro, reconhecimento, treinamento e um pouco de paciência ele vai render o necessário para você ser promovido, do outro lado nunca esqueça de desafiá-lo , controlá-lo, e faça-o seguir a regra, entretanto saiba que ele vai errar e se errar duas vezes é porque não tem talento, pior ainda, se o erro é uma questão de falta de ética, simplesmente extirpe-o da organização antes do café da manhã.

Por último, seja coerente e justo, mas seja exemplo, mesmo que alguém diga que isso é demagogia. Nosso pobre povo colonizado enxerga mais importância no erro do que o acerto, portanto o líder que quer fazer história não pode errar na vida pessoal e muito menos na profissional, ser líder é antes de tudo chegar mais cedo e sair mais tarde, é concentrar sua cólera ao invés de esbravejar todo dia, perde o efeito, entende? Ser líder é conhecer mais e melhor e negócio da empresa, pois no momento que o barco estiver afundando a galera vai na cabine do capitão ou vai pedir para o cozinheiro salvar o barco? Enfim, líder deve ser inspirador, um verdadeiro entusiasta mentiroso, mesmo sabendo que vai dar merda ele diz: “vamos lá galera, eu sei que vocês podem e eu estou aqui para ajudar vocês nessa missão”. UFA! Perceberam como esse final foi com o mesmo entusiasmo da nossa professora? rs.... acho que foram os vídeos motivacionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabrício, querido. Muito me espanta a sua visão de liderança. Juro!
Bem, concordo com você em parte e acho que muito de sua opnião no texto foi exatamente o que a profª. quis nos passar e não o contrário, ou seja, o lider tem de ser HUMANO + EXIGENTE. Liderança não é ser bobo, ela não disse isto durante as aulas. O discurso politicamente correto é este mesmo, porque pessoas que dão palestras ou aulas sobre motivação e liderença PRECISAM agir assim para criar estas sensações em seus "telespectadores". Você percebe que quem assiste palestras sobre o tema fica encantado, estigado, entusiasmado e confiam mais em si?! MAS, não quer dizer que o lider seja tolo e não exija resultado da sua equipe. Ai dele se não fizer sua equipe trazer as sonhadas sifrinhas - $$ - para a empresa. Concordo que faltaram, realmente, focar os pontos do feedback, demissões, contratações, medição de desempenhos, entre outros, mas talvez na visão dela, o lider faça a sua própria estratégia para estas decisões e ações. Mas ainda sim tb gostaria de ter visto estes pontos.
Concordo plenamente com seu discurso no parágrafo que começa falando sobre Jesus Cristo, mas te pergunto: será que não foi isto que ela quis dizer? Eu acho que foi sim.
O lider que se deparasse, por exemplo, com o funcionário que bateu no ônibus escolar é óbvio que vai demití-lo devido o motivo da batida. O funcionário que erra mais de 03 vezes ou repete a mesma pergunta porque esqueceu o que ou como fazer o lider irá demití-lo ou trocá-lo de função/ setor pq é óbvio que não tem capacitação para aquela função. Se o lider não fizer isto ele é um burro. Desculpa a palavra.
Lider deve exigir, mas falar com sua equipe de forma humana.
Ser lider não precisar chegar mais cedo e sair mais tarde! Isso é workaholic!
Há contradições em seu discurso principalmente quando termina com "é concentrar sua cólera ao invés de esbravejar todo dia, perde o efeito, entende? Ser líder é conhecer mais e melhor o negócio da empresa, pois no momento que o barco estiver afundando a galera vai na cabine do capitão ou vai pedir para o cozinheiro salvar o barco? Enfim, líder deve ser inspirador, um verdadeiro entusiasta mentiroso, mesmo sabendo que vai dar merda ele diz: “vamos lá galera, eu sei que vocês podem e eu estou aqui para ajudar vocês nessa missão”. Vejo no seu texto hora um Fabrício Lider, hora um Fabrício chefe.
Lider é lider. Chefe é chefe.
LIDERANÇA É HUMANIZAÇÃO! Chefia é só resultados - $$$$.
Sou adepta a uma política: viva a lidença!