30/09/2007

Inovação é coisa de criança

Por Fabricio Medeiros

Inovar é pensar diferente, como dizem os antenados, é pensar fora da “caixa”. Penso que inovar é fazer a mesma coisa que seus concorrentes fazem, mas de um jeitinho tão especial, que todos os clientes deles, passam a vestir sua camisa. Temos razões para desconfiar que muitas empresas perdem-se rumo ao caminho da inovação, parte porque desconsideram um elemento básico desse processo: a liberdade para criar; e a outra parte, porque não é fácil implantar uma cultura de “celeiro de idéias” nos corredores e desktops aos quais estamos acostumados a ver diariamente. Frases do tipo: Não dá; é muito caro; que idéia absurda; isso nunca vai vender; dentre outras - pulam com facilidade da boca dos chefes. O fato é que a maioria das idéias não são criativas, sendo assim, muitas empresas não têm a paciência de esperar, logo vem o velho filme: pra que mudar?
Recentemente, estive na Califórnia na fábrica da Oakley. Uma das empresas mais inovadoras em equipamentos e acessórios esportivos reconhecida no cenário mundial. Imaginei que iria conversar com gente engravatada e de pose, ledo engano. O clima da Oakley era incrível, as pessoas estavam alegres, sorridentes, muitos funcionários de bermuda e camisa do tipo havaiana. A entrada da fábrica era uma obra de arte, com arquitetura moderna e desenhos que pareciam místicos despertavam a curiosidade dos visitantes. Dentro da loja, mais surpresas, carros suspensos nas paredes, mísseis no solo, réplicas de cadeiras elétricas, enfim, uma parafernália high tech que impressionava. Então, você me pergunta, o que isso tem haver com inovação? Tudo. A primeira regra para extrair idéias da sua equipe é transformar sua empresa em um lugar legal. Eles precisam adorar passar mais de 10 horas naquele lugar.
O que empresas como: 3M, Apple e GM pensam a respeito da inovação? Para elas a equação atual é simples:
- Inovação é mais que criatividade. É uma maneira de construir negócios;
- Eles suportam riscos e mudanças, e sabem que nem tudo pode dar certo;
- Envolvem todos os funcionários no processo de inovação, todos respiram isso;
- Idéias são prioritárias e bem vindas;
- Inovação e execução são irmãs inseparáveis.
Agora vamos ao mito: fazer algo novo é muito caro? Mentira. Essa é a desculpa para continuar na zona de conforto. Inovar nem sempre quer dizer gastar rios de dinheiro e entregar o produto mais lucrativo da história. Muitas vezes, utilizamos a inovação em processos que vão do trivial ao sofisticado, desde a exposição de produtos nas prateleiras até os iPhones da vida.
Quer ter mesmo idéias interessantes e começar a pensar como melhorar seu negócio? Pergunte ao seu filho de 04 anos. Nessa idade, as crianças não têm barreiras ou idéias pré-concebidas, para elas tudo é possível, elas pensam muito mais do que fora da “caixa”, elas pensam fora do nosso mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post Fabrício. Você foi muito feliz em seus comentários. Estou estudando Inovação para o nosso TCC Internacional e recomendo, além da leitura do meu trabalho (que você irá ganhar gratuitamente uma versão), o livro "Payback - a recompensa financeira da Inovação" e a pesquisa da BCG que saiu no final de agosto sobre o assunto em que a Apple, Google e Toyota foram eleitas as três companhias mais inovadoras do mundo (www.bcg.com/publications/files/Measuring_Innovation_Aug_2007.pdf ). Não foi por acaso que comprei aquele micro branquinho... Grande abraço. Nos vemos em São Paulo?

Anônimo disse...

Possibly the most amazing blog that I read all year! wedding dresses with lace sleeves Camera Louboutin Shoes christian louboutin fur boots. Bridesmaid Dresses