12/05/2009

Você tem um emprego ou uma carreira?

Se você tem estado estagnado por algum tempo, pode não saber como responder a essa pergunta. Distingo emprego de carreira da seguinte maneira: emprego é aquilo o que você tem para o seu sustento. Habilidade e satisfação pessoal são secundários frente à necessidade de ganhar a vida. Por outro lado, a carreira é descrita em termo de compromisso, controle e domínio. A carreira diferencia-se do emprego por níveis crescentes de realização pessoal e profissional, com base na qual você avalia seu progresso. A carreira, em geral, também proporciona melhor remuneração, embora algumas raramente sejam remuneradas de acordo com o valor real do serviço prestado, como magistério ou educação de crianças.

O trabalho é apenas um dos diversos meios, juntamente com família, amigos e prestimosidade com relação aos outros, de sentir-se valorizado neste mundo. E todos, têm de equilibrar o trabalho – economia – com a satisfação – carreira.

Já que você tem de trabalhar, também pode perguntar-se: “Como posso fazer isso da melhor maneira possível para satisfazer a mim mesmo?” Esse é o primeiro passo para transformar um emprego numa carreira.

Nenhum comentário: