Amigos,Fui honrado com o convite da equipe da Salada Magazine para escrever a despeito do tema LIDERANÇA, edição FEV/08.
A responsabilidade foi muito grande, mas o desafio de formatar em poucas linhas um texto sobre esse rico tema, transformou-se em uma fonte enorme de pesquisas e devoção aos livros. Não poderia escrever sem pensar nos erros que já cometi como líder, pois sem eles, jamais teria a chance de evoluir e talvez nunca escrevesse nada nem em papel de bolo, quanto mais um artigo para uma revista tão legal quanto a SALADA MAGAZINE.
O Tripé da Liderança
Escrever sobre Liderança em poucas linhas é um desafio de roer unhas. A vasta biografia sobre o assunto não me deixa mentir. Não vou mostrar aqui a fórmula mágica da Liderança, contudo dividirei com os leitores os aspectos que considero mais relevantes na formação de um bom Líder.
Se eu tivesse que resumir em um único tripé o caminho para uma Liderança inspiradora, motivadora e eficiente, minha eleição teria o seguinte trinômio: Bater Metas, Conduzir a Equipe e Fazer o Certo.
Bater Metas
Você pode ser o Líder mais amado da empresa, mas isso não será levado em consideração em uma avaliação de performace. A Liderança precisa antes de tudo, conhecer bem o negócio da empresa e trabalhar incansavelmente na conquista dos resultados. A equipe precisa respirar isso, precisa entender que lucro, rentabilidade, Ebitda, dentre outros, não são estranhezas do setor financeiro. Por outro lado, a empresa deve estabelecer metas claras, mensuráveis e atingíveis. Quando os resultados vão bem, ótimo, mas quando o resultado vai mal o líder geralmente encabeça a lista dos culpados.
Conduzir a equipe
Se a equipe é o reflexo do Líder, pense muito bem antes de contratar. Lembre que a primeira tarefa é formar a melhor equipe possível, lembram do filme tropa de elite? Em 2002, conheci um gerente de uma multinacional de bebidas, ele marcou sua passagem por lá por um motivo especial, saiu selecionando, contratando, escalando, renovando, enfim, montou o time que ele julgava ser o melhor para aquele momento. Resultado? A empresa nunca vendeu tanto. Quando lhe perguntaram o motivo do sucesso, ele respondeu: “trabalhei pouco esse ano, minha equipe fez tudo”.
Numa conversa informal com um executivo de uma grande rede de móveis Alagoana, perguntei apressadamente: como você conseguiu dobrar o tamanho da empresa em menos de dois anos, crescimento econômico? A resposta veio rápida: “definitivamente a situação econômica do país ajudou, entretanto atribuo nosso crescimento a um motivo especial: transformamos nossos gerentes de loja em Líderes de resultados. Eles passaram a agir como donos do negócio, enxergando as oportunidades, formando e desenvolvendo equipes vencedoras, promovendo idéias, além de acreditar diariamente no futuro da empresa”.
Fazer o Certo
Nisso eu concordo plenamente com James Hunter, inspirar as pessoas a realizarem o que você quer, depende muito da força do seu caráter. Vocês lembram o último Aprendiz 8? Uma das equipes promoveu uma ação de marketing em um espaço público sem autorização. Quando perguntado sobre o que fariam se a fiscalização chegasse, um dos integrantes respondeu: “estou com R$ 100,00 reais no bolso, fiquem tranqüilos”. Você contrataria essa pessoa para trabalhar com você? Pior, você contrataria o Líder que foi conivente com essa atitude? É, parece que o Roberto Justus também concordou com sua resposta, demitiu os dois.
Sucesso e até outro dia!
Fabricio Medeiros
2 comentários:
Olha vc sabe que tem o dom das palavras...parabéns um bom texto com certeza!!!
Me fez sentir saudades daquele ano que eu tive um lider de verdade...quem pode esquecer daquele mestre???
Parabéns!
Aline
Fabrício, maravilha de texto. Parabéns!!!
Antonio Augusto - Natal / RN
Postar um comentário