31/08/2010

O CAOS que ajuda!


O estilo de liderança está ligado também a fatores culturais, no Brasil é comum reuniões acabarem com algum tipo de revolta por parte daqueles que estão sendo pressionados por resultados. É verdade que muitas vezes o chefe cobra coisas que deveriam ter sido feitas, mas ele mesmo não orientou ou não mostrou como se faz, é o famoso “coelho na cartola”, que pega de surpresa a maioria, pois é, esbravejar e apontar os culpados quase sempre é um antídoto para o stress dos nossos chefes, funciona? Aparentemente, sim.

Você pode achar que isso tudo está errado no comentário acima, mas pela força de milhares de reuniões que participei posso dizer que funciona, infelizmente, o perfil do trabalhador Brasileiro está sempre ligado a dois incentivos: pressão e recompensa. O funcionário precisa saber que resultado é essencial, que apenas fazer o possível (e para nós, o possível já é muito), não adianta, tem que fazer o que é certo, na hora certa e do jeito certo, sempre melhor e mais rápido. Nunca vi uma reunião traumática e cheia de batidas na mesa não produzir algum resultado nas pessoas, é verdade que no primeiro dia todos estão ressabiadas, magoados, digerindo a pancada, mas depois disso o funcionário vai à luta para limpar seu nome, afinal de contas, ele foi atacado em frente aos colegas de trabalho, por incrível que pareça, o CAOS gerou uma nova pessoa, um colaborador com a faca nos dentes, querendo ser o melhor, querendo provar que é capaz. Invariavelmente, acontece o inesperado, o CAOS abre caminho para que as melhores soluções apareçam, levando o indivíduo ao alto desempenho.

O momento mais critico é o pós-conquista. Precisa ficar claro para todos da organização, que aqueles que absorvem a crítica e fazem dela um trampolim para melhorar serão os mais valorizados e recompensados por seu trabalho e por seus resultados, caso contrário, o suplício das reuniões e cobranças só serviram para melhorar o funcionário e entregá-lo de bandeja para concorrência.

Resumo:

Trabalhador > Aceite a crítica, trabalhe duro, entregue resultados e mostre para todos que você é F***.

Chefe > Pressione nas reuniões, cutuque o ego, mas se ele corresponder recompense-o na mesma moeda, caso contrário, você terá um novo concorrente, e esse é F***.

Quebre a banca!

Fabricio Medeiros

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